Atualmente, origem da massa ainda é algo discutível, pelo fato da palavra “massa” corresponder, em termos gerais, a uma mistura de farinha de cereais e água, podendo ser de lasanha, nhoque, entre outras, indo muito além do espaguete.
Acontece que muitos povos já preparavam esta mistura como um alimento desde a antiguidade, com diversas receitas, modos de preparo e de conservação.
Falando especificamente do macarrão, apesar dos italianos terem popularizado o alimento como conhecemos, foram povos de outros lugares do globo que o “descobriram”. Mas, como dito acima, há um certo mistério de como isso aconteceu.
🔶 Alguns estudos dizem que o macarrão surgiu na China, tendo sido levado para o ocidente, especificamente para a Itália, por Marco Pólo, por volta do ano de 1295.
🔶 Já outros indicam que as massas chegaram à Itália pelas mãos dos árabes que estiveram na região da Sicília durante a Idade Média.
🔶 Outros indicam até que aquela não foi a primeira vez que a Itália conheceu o alimento, pois se descobriu que em 1279, em Gênova, no inventário de Ponzio Bastone, haviam massas chamadas de “Maccherone”, que, pela descrição, era o prato que mais se parece com a nossa massa atualmente consumida.
E aí?! Tem algum palpite? 🧐 Conta pra gente! 😉
Está errado! A massa teve sua origem no oriente médio depois introduzido na Itália, a China foi muito tempo depois.